Segundo informaram o Vatican Information Service e o site oficial da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 9 de maio, o cônego Roque Costa Souza, 45 anos, como bispo auxiliar da mesma atendendo a solicitação do seu arcebispo metropolitano, Dom Orani João Tempesta.

O futuro auxiliar nasceu no Rio de Janeiro em 1966 e ordenado padre em 1994 por Dom Eugênio Araújo Sales. A ordenação episcopal de Dom Roque está marcada para o dia 23 de junho de 2012, sábado, às 8h30, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Rio de Janeiro.

Segundo indicou a arquidiocese da capital fluminense, até a nomeação, o cônego Roque Costa exercia na Arquidiocese do Rio, onde é incardinado, os ofícios de reitor do Seminário São José, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé e capelão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Em declarações reunidas pelo site da arquidiocese do Rio o futuro bispo indicou: “Eu quero viver o ministério apostólico no serviço e dedicação aos irmãos. O lema escolhido em oração: “Habitare fratres in unum” (Sl 133,1) quer ser a expressão da minha missão.

“Quero estar em união com Dom Orani, os bispos auxiliares e meus irmãos sacerdotes com amizade fraterna. Continuarei a servir o Povo de Deus com muita alegria, afirmou cônego Roque”.

A nomeação do cônego Roque é a primeira a ser publicada no período de serviço do novo núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D´Aniello. Nomeado no dia 10 de fevereiro de 2012, ele foi apresentado à Igreja no Brasil no dia 26 de abril, na celebração de encerramento da 50º Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada no Santuário de Aparecida (SP).

“Escrevi ao Santo Padre agradecendo a nomeação e dizendo sim, “eu aceito a nomeação com muita alegria e disponibilidade para o serviço apostólico em união com meu arcebispo”, disse o futuro bispo auxiliar do Rio ao portal da arquidiocese.

Por sua parte, Dom Orani Tempesta expressou sua gratidão e alegria pela nomeação de Dom Roque:
“Agradeço ao Santo Padre, o Papa Bento XVI, porque, com esta nomeação, completa a presença de um bispo auxiliar por vicariato em nossa cidade. Cada bispo auxiliar em nossa arquidiocese tem também funções em toda a extensão e nas várias realidades humanas, além de seguir algumas pastorais mais de perto”.

“Agora, este nosso caro irmão vem unir-se aos demais Bispos Auxiliares de nossa Arquidiocese para servir ao povo de Deus como Apóstolo e Pastor. Une-se também aos Bispos do Brasil e do Mundo para levar adiante o anúncio do Reino de Deus e proclamar a todos a alegria do Cristo Ressuscitado, vivo, presente entre nós, como Salvador de todos e chamando a todos a uma nova vida”, escreveu o arcebispo em um artigo publicado este 9 de maio.

“Deus seja louvado por todos esses dons que nossa Arquidiocese recebe, e que todos esses dons nos ajudem a viver ainda mais a nossa caminhada na busca da santidade”, finalizou Dom Orani.

Segundo o Vatican Information Service, a Arquidiocese do Rio, abrange uma área de 1,261Km2  e possui 3,772,000 de católicos, 604 sacerdotes, 144 diáconos permanentes e 1,061 religiosos.