O Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) prepara uma novidade para a edição do evento em 2013 no Rio de Janeiro. A pré-JMJ, que integra os peregrinos com algumas paróquias do país sede, será ampliada com a realização da Semana Missionária de 17 a 20 de julho de 2013. Esta iniciativa vai envolver todas as 276 dioceses brasileiras e permitir que os peregrinos conheçam melhor a realidade pastoral do Brasil.
 
Mesmo as dioceses que não vão receber jovens estrangeiros viverão a Semana, pois a ação também tem por objetivo dar um novo impulso para motivar a juventude a ser discípula de Cristo.Todas as forças eclesiais trabalham juntas para que este seja um momento intenso de novo impulso, especialmente para a Pastoral da Juventude.

Em entrevista exclusiva ao Grupo ACI Digital, o secretário executivo do Setor Pastoral do COL, Raphael Fritz, contou que a Semana Missionária vai permitir um intercâmbio cultural através do serviço à Igreja. “Será uma semana muito trabalhosa. Os jovens estarão atuando diretamente com as realidades sociais de cada diocese”, disse.

Segundo o portal Canção Nova Notícias, durante a Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada entre os dias 18 e 26 de abril em Aparecida, São Paulo, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude apresentou as ideias para a Semana e esclareceu as dúvidas dos bispos. De acordo com dom Eduardo, "o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, ficou muito contente com essa motivação, que está muito ligada à orientação do Documento de Aparecida por falar sobre os discípulos missionários. Nós, dentro desse espírito da Missão Continental, queremos fazer dessa Semana Missionária um momento forte de impulso da Pastoral Juvenil em todas as dioceses".

A diocese de Limeira, São Paulo, por exemplo, já se prepara para receber 250 peregrinos. Segundo o padre Deivison Rodrigo do Amaral, os jovens já estão empenhados nos preparativos. “Todos os jovens da diocese, dos diversos setores, estão envolvidos. A juventude da minha diocese é muito trabalhadora e promissora, muito capacitada para trabalhar em todos os âmbitos da sociedade, dando testemunho de Jesus Cristo”, ressalta o padre.
 
Para o assessor nacional da Pastoral da Juventude e do Setor Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio, a Semana Missionária vai contribuir com a evangelização dos jovens peregrinos. “A evangelização na América Latina é muito peculiar em relação à juventude, e no Brasil mais ainda por causa de seu tamanho e pluralidade. Temos, no setor da juventude, 59 expressões diferentes que acompanhamos. Isso é muito bem-visto pelos outros países”, destaca o assessor.

A Semana Missionária está alicerçada em três pilares: cultura, ação social e espiritualidade. Até 23 de julho de 2013, dia oficial do início da  JMJ Rio2013, há um caminho a ser percorrido. Além da peregrinação da Cruz e do ícone de Nossa Senhora em todas as dioceses do país, está previsto a realização de três seminários, ainda neste ano, em Brasília com os temas específicos: Comunicação, Bioética e Missionariedade.

A Campanha da Fraternidade (CF) 2013 também está ligada ao maior evento juvenil da Igreja Católica com o tema: "Fraternidade e Juventude" e o lema: "Eis me aqui, envia-me" (Is 6, 8). Segundo padre Sávio, a CF 2013 tratará sobre questões como o extermínio de jovens, políticas públicas e comunicação.