A Vigília de Jovens Adoradores pela Jornada Mundial da Juventude Rio 2013  (JMJ) reuniu cerca de 600 jovens no dia 4 de maio na arquidiocese de Niterói. Esta foi a primeira vez que a vigília foi realizada na arquidiocese que é uma das sub-sedes da JMJ.

O encontro, que teve como tema o lema da Jornada de Santiago de Compostela (1989) “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6), foi celebrado na paróquia de São Judas Tadeu, em Icaraí, e contou com a participação do arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, e do coordenador da JMJ na arquidiocese, Pe. André Luiz. A animação ficou por conta do ministério de música do seminário São José.

Em sua homilia, Dom José Francisco ressaltou a importância da oração para sustentar os trabalhos de preparação para a Jornada.  “Para que o nosso fazer não caia no ativismo é importante essa vigília a fim de que ela possa alimentar a nossa caminhada e a nossa espiritualidade; e para que o nosso fazer seja consequência do amor vivido em comunhão e possamos, assim, irradiar o amor de Deus”, disse.

O arcebispo também convidou os jovens a expressar o desejo e a disponibilidade em servir a Igreja cantando o refrão “Eis me aqui Senhor para fazer tua vontade”.

Sem perder o entusiasmo os jovens se mantiveram em oração durante toda a noite. Além da adoração a Jesus Sacramentado, o encontro ainda contou com a oração do terço, pregação e confissões para os jovens que desejaram.

O jovem Ismael Queiroz disse em entrevista exclusiva a ACI Digital que a realização da vigília em Niterói facilita a união dos jovens nessa corrente de intercessão pela Jornada, já que muitos não iam ao encontro do Rio devido à distância e outros fatores.

“Nós católicos somos muito motivados pelas novas iniciativas. Com ela (a vigília) poderemos inspirar outras paróquias, dioceses e vicariatos a tomarem a mesma atitude e expandir, assim, a força na nossa juventude e, unidos em oração, lutarmos pela nossa Jornada”, disse o jovem que já participou de diversas edições do encontro no Rio.

Para a jovem Juliana Campista esta foi a primeira vez que participou da vigília dos Jovens Adoradores. Ela disse que ficou muito emocionada por também poder consruir a Jornada com suas orações. “Como tocou muito em mim esta primeira vigília tenho a certeza de que Jesus tocou muitos corações. Espero as próximas”, contou.

A vigília dos Jovens Adoradores no Rio de Janeiro acontece toda primeira sexta-feira do mês na Igreja de Sant’Ana desde novembro de 2011. A partir de maio o encontro de adoração passa a ser realizado também em Niterói nas terceiras sexta-feiras de cada mês, seguindo a mesma estrutura do evento no Rio. A primeira vigília da sub-sede foi transmitida ao vivo pelo canal da arquidiocese de Niterói no livestream.