O Postulador da causa de Canonização do Beato João Paulo II, Mons. Slawomir Oder, assegurou que existem três ou quatro casos muito interessantes que poderiam permitir a canonização do Beato João Paulo II.

No dia 1 de maio a Igreja recordou o primeiro aniversário da beatificação de João Paulo II presidida por Bento XVI diante de mais de dois milhões de pessoas reunidas na praça de São Pedro para presenciar a beatificação mais multitudinária da história.

Em uma entrevista concedida ao jornal italiano Avvenire, Mons. Oder explicou que as graças que poderiam ser atribuídas à intercessão do Beato Wojtyla poderiam ser contadas por dezenas, mas “aqueles que atualmente parecem mais interessantes são três ou quatro”.

Conforme informou, os casos que poderiam considerar-se milagrosos provêm de diversos países do mundo, “sobre tudo europeus, como a Polônia, Itália e Espanha, mas também das Américas, como Estados Unidos, México, Colômbia e Brasil”.

O postulador afirmou que continuam chegando ao seu escritório numerosas notícias de graças recebidas pela intercessão do Beato, e informou que “o fluxo de fiéis que vão rezar diante da tumba de João Paulo II a invocar sua intercessão é ininterrupto”.

Para que o beato possa ser venerado como santo é necessária a intercessão ante Deus de um segundo milagre. O primeiro que o elevou aos altares foi a cura da religiosa francesa Marie Simon Pierre, quem sofria Parkinson, uma enfermidade incurável que afetou também ao Beato João Paulo II.

Mons. Oder assinalou que nestes momentos está à espera da documentação relacionada com algumas graças, “em alguns casos foram iniciadas as investigações médicas. Mas se trata de investigações prévias e portanto não se pode absolutamente falar da eleição de um caso específico”.
Mas, “os casos interessantes que merecem um aprofundamento já foram assinalados”, concluiu o postulador.