O Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai promover na próxima semana, dia 19, uma espécie de treinamento de uma manhã típica de catequese do evento. Para o primeiro simulado foram selecionadas 35 paróquias, uma por forania. Segundo o coordenador da JMJ Rio 2013, monsenhor Joel Portella Amado, um dos objetivos é observar a estrutura das comunidades para avaliar se elas estão prontas para acolher os peregrinos.

“As pessoas virão ao Rio para vivenciar a peregrinação. Temos que fascinar pelo acolhimento que nós vamos vivenciar nesse simulado”, disse Monsenhor Portella, diretor-geral do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ.

As manhãs de catequese com os bispos acontecem em três dias da JMJ. O simulado vai obedecer a mesma estrutura começando às 8h e terminando ao meio dia com a celebração eucarística. De acordo com Monsenhor Joel são muitos os objetivos do dia de treinamento. Para ele, é importante mostrar que a JMJ não é só para a juventude, mas para toda a Igreja e o simulado vai permitir a integração de outras pastorais e setores na preparação do encontro com o Papa.

Outro ponto ressaltado pelo sacerdote é chamar a atenção da juventude para participar das catequeses. “A Jornada não se restringe aos atos centrais, às grandes celebrações. A Jornada tem muitas outras coisas, entre as quais, a realização das catequeses”, afirmou.

O arcebispo do Rio e presidente do COL, Dom Orani João Tempesta; o diretor do Setor de Voluntários, padre Ramon Nascimento; e os diretores do Setor de Preparação Pastoral, os padres Arnaldo Rodrigues e Leandro Lenin; também participaram da preparação do simulado. Além do treinamento da catequese está previsto mais dois simulados: dos atos centrais, no dia 20 de julho; e de engajamento dos voluntários e de organização do evento, 26 de novembro.

Neste ultimo o Rio vai receber 400 delegados de todas as conferências episcopais do mundo e de movimentos internacionais para uma prévia do seu trabalho na Jornada.