O Papa Bento XVI enviou uma doação de 250 mil dólares ao ordinariato católico Nossa Senhora de Walsingham na Inglaterra, para contribuir com o crescimento e desenvolvimento da vida eclesiástica e a missão evangelizadora.

O Ordinário de Nossa Senhora do Walsingham, Dom Keith Newton, que já conta com 60 sacerdotes e 1.200 fiéis no Reino Unido, manifestou seu agradecimento ao Santo Padre por "seu generoso apoio", "uma grande ajuda que nos anima a continuar o crescimento e desenvolvimento de nossa vida eclesiástica e o trabalho de evangelização na Inglaterra e Gales", expressou.

Do mesmo modo, Dom Newton agradeceu o apoio do Núncio Apostólico em Londres, Dom Antonio Mennini, que foi o impulsor para que o Papa faça a doação e além disso fez um chamado aos católicos para que também contribuam.

Por sua parte, o representante pontifício assegurou que "a doação do Santo Padre é um claro sinal de seu compromisso pessoal na consecução da unidade dos cristãos e do lugar especial que o ordinariato tem em seu coração".

O novo ordinariato britânico enfrenta os desafios da manutenção do clero e de suas famílias, pois uma parte dos sacerdotes são casados, assim como os programas de estudo dos sacerdotes anglicanos que se preparam para a ordenação como sacerdotes católicos.

Sobre o uso dos templos, os gastos são limitados já que houve alguns acordos para o uso de igrejas católicas e, excepcionalmente, algumas anglicanas em uma linha de cooperação ecumênica com o recém criado ordinariato.