O Presidente da Conferência Episcopal da Nigéria (CEN), Dom Ignatius Ayau Kaigama, pediu ao Governo que seja "mais pró-ativo" para rebater os membros do Boko Haram (guerrilha islâmica), que puseram a Igreja na sua mira, tal como ocorreu com os dois últimos atentados de 29 de abril.

No domingo, na localidade de Kano, uma bomba explodiu em um edifício da Bayero University onde se celebrava a Missa, deixando pelo menos 16 mortes e 22 feridos. Esse mesmo dia, em Maiduguri, um comando terrorista disparou contra um grupo de fiéis na capela da Igreja de Cristo, matando  cinco pessoas.

"Tínhamos a esperança de que os atentados cessassem, mas são cada vez piores, provocando a morte de fiéis, estudantes e jornalistas inocentes", expressou o Prelado à agência Fides.

O também Arcebispo de Jos explicou que o Boko Haram se declara contra tudo que represente o Ocidente e por isso ataca os cristãos, pois a Igreja "representa a cultura e os valores ocidentais que eles afirmam combater, em particular, a educação ocidental".

Por isso, Dom Kaigama disse que o Governo "deveria reconsiderar a estratégia de luta contra o terrorismo. Perguntamos-nos: qual será o próximo ataque? Em um aeroporto? Em um mercado aberto ou em outro lugar cheio de gente? Acredito que nossas agências de segurança devem atuar de forma mais pró-ativa para antecipar os movimentos dos terroristas".