O fundador da Wikipédia Jimmy Wales, elogiou a histórica encíclica do Papa João XXIII "Pacem in Terris", como "algo grande" em sintonia com o pensamento atual.

Em diálogo com o Grupo ACI no dia 27 de abril, Wales assinalou que aquilo que chamou a sua atenção no escrito de João XXIII foi o modo como este documento é moderno é está em sintonia com o pensamento moderno.

Wales se encontrava em Roma, como convidado do Conselho Pontifício para as Ciências Sociais. Desde o dia 27 de abril concluído no dia 1 de maio, a 18ª Sessão Plenária do Conselho está estudando o legado da encíclica de 1963 sobre a paz mundial, que celebrará seu 50º aniversário no próximo ano.

Wales, que não é católico, leu o documento papal pela primeira vez na semana passada. "Pensei que seria melhor fazer a tarefa", explicou.

"Tem-se a impressão de que a Igreja Católica passou muito de moda, realmente isso acontece de muitas maneiras", disse Wales, "mas também que algumas das idéias (na encíclica) estão bastante em dia e são muito modernas, por isso que acho que é algo grande”.

"Pacem in Terris", cujo nome significa "Paz na Terra", foi publicada no dia 11 de abril de 1963. O Papa João XXIII a escreveu em um momento em que sabia que tinha uma doença terminal, e é frequentemente descrita como sua "última vontade e testamento”. Ele morreu dois meses depois de seu lançamento.

O tema central do documento é a "tranquilidade da ordem" na sociedade como base para a paz mundial. As reflexões do Papa foram extraídas de sua re-leitura da obra de Santo Agostinho a "Cidade de Deus", em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.

A obra teve uma grande influencia. "Pacem in Terris" é a única encíclica papal publicada inteira pelo jornal norte-americano The New York Times.

Hittinger Russell, professor da Universidade de Tulsa e membro da Academia Pontifícia das Ciências Sociais, disse ao Grupo ACI que a sessão plenária sobre a encíclica é "uma ocasião muito boa" para examinar o estado do mundo "para ver o que João XXIII previu, o que ficou de fora e como os princípios devem ser reaplicados”.

Jimmy Wales falou com os participantes no dia 30 de abril sobre o tema "Wikipédia, conhecimento livre e a paz”.

Qualquer pessoa pode editar os artigos da Wikipédia, mas esta abertura obrigou a desenvolver uma maneira de mediar nas disputas sobre os fatos e as interpretações.

"Acredito que uma das vias mais importantes para a paz é que as pessoas pensem primeiro no que se está de acordo e como podemos representar nosso desacordo de uma maneira em que pelo menos concordemos em quais são os pontos da nossa discordância", afirmou.