O Arcebispo de Los Ángeles (Estados Unidos), Dom José Gómez, assinalou que o filme Cristiada, o mais visto durante a última semana no México, destaca a centralidade da fé, a liberdade religiosa e a família.

Em entrevista concedida ao Grupo ACI, Dom Gómez assinalou que os cristeros, que lutaram contra a perseguição religiosa do presidente Plutarco Elías Calles, na década de 1920, "não foram pessoas sofisticadas, eram pessoas normais que entenderam a importância da fé nas suas vidas como um presente de Deus e que quiseram manter esse presente e passá-lo a seguinte geração".

O Prelado assinalou que Cristiada "um grande filme. Realmente fala sobre a coragem das pessoas no México, na década de 1920, para defender sua fé e especialmente a liberdade para praticar sua fé".

"Nossa história é sempre uma boa forma de saber quem somos. Os homens e mulheres que participaram desse movimento são um grande exemplo para nós, e uma grande lição para aprender quão importante é a liberdade religiosa em nosso tempo".

Dom Gómez alertou de que existe o risco permanente de pensar que a liberdade religiosa "não é tão importante para nós. Penso que o exemplo dos mártires na guerra cristera, nos ajuda a entender o valor de ter a possibilidade de viver nossa fé em nossa vida pessoal".

"É Importante para nós desfrutar dessa liberdade, ser membros ativos da Igreja no século XXI. Às vezes isso passa despercebido, mas acredito que é importante, e ao menos o filme nos recorda quão frágil é a liberdade e não nos damos conta de que é um importante valor, o presente da fé".

O Arcebispo de Los Ángeles destacou vários valores retratados na Cristiada, entre eles a importância da família, assim como a vontade de participar ativamente em um movimento que estava procurando defender a fé e a liberdade.

"Se vê diferentes personagens no filme, atuando desde onde estão vivendo. Alguns no ambiente da família, outros no ambiente da Igreja, alguns no ambiente do governo", destacou.

Dom Gómez assinalou ao Grupo ACI que é importante para todos descobrir que os integrantes do movimento cristero no México "eram pessoas normais, que estavam chamados a participar da defesa de sua fé e que voluntariamente disseram sim a esse chamado".

"Em nosso tempo é importante para nós pensar que necessitamos a liberdade de dizer-lhe pessoalmente sim a Deus, liberdade de criar as nossas famílias com os valores que temos e também fazer uma influência positiva na sociedade com os valores da fé católica".

Ao referir-se ao jovem Beato José Sánchez del Río, também retratado na Cristiada, que foi martirizado pelo exército de Elías Calles, o Arcebispo de Los Ángeles assinalou que "é formoso ver em uma pessoa jovem essa alegria ao comprometer-se a si mesmo no tema da fé e na liberdade de religião".

"Sua generosidade é impressionante, porque se vê em um pequeno menino dizendo Viva a Cristo Rei! Entendendo quão importante para Ele é ter fé e como era capaz de ver a fé de seus pais, de sua família, das pessoas ao seu redor".

Para Dom Gómez, "um filme como este traz para nossa atenção esses valores básicos que são tão essenciais para a vida. O valor da cultura da vida, o da família, a fé, a comunidade e a liberdade para praticar sua fé".