O filme Cristiada, que conta a história da Guerra Cristera no México ante a perseguição religiosa do presidente Plutarco Elías Calles, na década de 1920, é o filme mais assistido na sua primeira semana em cartaz no México.

Supera a filmes como Titanic 3D, Fúria de Titãs 3D e American Pie: O Reencontro.

Conforme reporta a Câmara Nacional da Indústria Cinematográfica e do Videograma (CANACINE), mais de 270,000 espectadores assistiram às salas de cinema para ver Cristiada.

No filme atuam estrelas como Andy García, Eva Longoria, Peter Ou’Toole, o cantor panamenho Rubén Blades e o conhecido ator e produtor mexicano Eduardo Verástegui.

A produção também acumulou durante sua estréia mais de um milhão de dólares, o que a colocou em segundo lugar em arrecadação dos filmes em cartaz, só atrás de Titanic 3D.

Em declarações ao Grupo ACI, em abril de 2011, o diretor de Cristiada, Dean Wright, quem ganhou o Oscar por seu trabalho em efeitos especiais no filme O Senhor dos Anéis, assinalou que o filme apresenta a história de "cinco pessoas ordinárias que optaram por levantar-se por (proteger) seus direitos".

"Quando se encontraram envolvidos nesta guerra civil, decidiram o que iam fazer e quão longe queriam chegar por manter sua liberdade", destacou.

Eduardo Verástegui disse recentemente aos meios mexicanos que durante a realização da Cristiada, "sentia-se como em uma produção de Hollywood, só que feita por mexicanos. Aplaudo ao produtor Pablo José Barroso, de New Land Filmes, por fazer um filme com essa qualidade. Isto marca um início".