O Centro Diocesano de Formação Social e Política de Jundiaí promoverá no dia 12 de março II Encontro de Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores de 11 cidades do interior São Paulo. Com o tema "Cidadania e Ética: Exigências para a Construção da Solidariedade e da Paz",  Dom Odilo Pedro Scherer, bispo auxiliar de São Paulo, fará sua conferência no evento.

Foram convidados os políticos da região, e o encontro ocorrerá, das 15h30 às 17h30, na Cúria Diocesana. Segundo afirmou ao jornal da região, a possibilidade de obter uma articulação intermunicipal, segundo o diretor do Centro, Orestes Aloisio Santos Romano, é uma grande vantagem  "hoje é mais difícil reivindicar as coisas sozinho. Existe um projeto de se estabelecer uma articulação entre as cidades que compõem a Diocese. Podemos estabelecer uma rede de informações", destaca.

"As pessoas estão mais receptivas. Alguns vereadores já confirmaram presença. A Igreja não tem partido. É um território neutro, e o objetivo é o homem. por isso, iremos reunir representantes dos mais diversos partidos políticos", diz.

Destaca-se também a importância da participação do bispo auxiliar de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer. Segundo Orestes, o religioso também está integrado com a Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é "Solidariedade e Paz", por ser secretário geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

O Centro Diocesano terá uma programação de atividades durante 2005. O curso terá quatro módulos, com os temas "Cidadania, Ética e o Chamado à Política" que será realizado nos dias 10, 11 e 12 de março. No dia 12,  o evento é exclusivo para os políticos de Jundiaí e região, e as demais pessoas que participarem do evento, na quinta e na sexta, também poderão ter acesso à programação do sábado.

Na quinta (dia 10), o encontro será das 19h30 às 22h, e contará com a presença do bispo de Jundiaí, Dom Gil Antonio Moreira, que abordará o tema "Ética e o Chamado à Política"; e o secretário municipal da Casa Civil, Gustavo Ungaro, que falará sobre o "Conceito de Cidadania". No mesmo dia, ocorrerão debates e dinâmicas de grupos.

Na sexta-feira, os temas serão: "A Presença dos Valores Éticos nas Leis e na Política" (advogada Thais Novaes Cavalcanti) e " A Política na Perspectiva da Prática" (vereador Franco Montoro e deputado Carlos Neder), além de debates.

As inscrições podem ser feitas até o dia 9, das 8 às 11 horas, e das 13 às 16 horas, com Virgínia. O telefone é 4586-1122, ramal: 204. O e-mail é o secretariacuria@diocesedejundiai.org.br.