Em ocasião do sétimo aniversário da eleição de Bento XVI como Pontífice, o Serviço de Internet do Vaticano lançou o "widget vatican.va", um aplicativo que permitirá aos Webmasters católicos compartilhar as últimas atualizações do site oficial da Santa Sé em suas páginas.

Com esta iniciativa, os sites católicos poderão estar atualizados sobre as últimas novidades do Santo Padre, como suas mensagens, homilias, e audiências.

Através de um comunicado, os encarregados do Serviço de Internet do Vaticano, liderado pelo monsenhor argentino Lucio Adrián Ruiz, explicaram que através desta aplicação "será possível transportar ao site particular e de maneira automática e dinâmica alguns dos principais conteúdos presentes no site institucional do Vaticano: www.vatican.va".

Os "widgets" são pequenas aplicações que os internautas podem instalar em sua Web particular, blog ou rede social. Segundo o Serviço de Internet do Vaticano, "em particular o widget permitirá exportar –aos sites -, as principais novidades como o Ângelus dominical, as Audiências e o Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé".

"O Magistério Pontifício –continua o comunicado -, enriquece-se assim de um ulterior instrumento de comunicação para a difusão dos conteúdos do site institucional, aproveitando toda oportunidade tecnológica para difundir a palavra do Santo Padre".

Na área "Focus" do site oficial do Vaticano, dentro do compartimento "widget vatican.va", explica-se os passos necessário para dar começo à aplicação.

Em primeiro lugar será necessário enviar um email ao correio eletrônico widgets@vatican.va e solicitar o código que permitirá a posterior instalação. Na mensagem devem ir também anexos o endereço da página Web que deseja instalar o widget e o e-mail de referência do webmaster.

Uma vez realizado este simples processo, será possível visualizar o "widget vatican.va" nas páginas que o instalarem.