O boxeador peruano Alberto Rossel, conhecido como "o Pequeno" por sua baixa estatura, afirmou que dedica o título mundial obtido na categoria mini mosca à sua pequena filha Susan que tem Síndrome de Down, porque  é "um anjinho do Céu" que Deus lhe mandou e que lhe dá as forças para seguir lutando.

"Eu sinto que Deus, graças ao meu esforço, tocou meu coração e me mandou um anjinho do céu, minha filhinha Susan, que é uma menina especial, luto por ela e estou feliz de dar a ela todo meu amor", afirmou o boxeador logo após receber os Louros Esportivos, o máximo reconhecimento oferecido pelo Governo peruano aos esportistas destacados.

Aos seus 34 anos, Rossel se tornou campeão mundial interino na sua categoria pela Associação Mundial de Boxe (AMB), logo após vencer no sábado por decisão unânime o boxeador mexicano José "Torito" Rodríguez em uma dura briga.

Em diálogo com um jornal peruano, O "Pequeno" recordou seus inícios humildes, quando trabalhava como agricultor na província de Huaral, na capital peruana Lima. Logo se mudou ao populoso distrito de Villa El Salvador, onde em meio à pobreza tirou "muita fortaleza, e vontade de progredir".

"Eu vi como se desenvolveu meu bairro, e eu quis progredir junto com ele. Em Villa há violência, delinqüência, mas em casa sempre recebi uma boa e estrita educação pois meu pai é professor. Ele me inculcou o respeito, a humildade, os valores para ser bom", afirmou.

Rossel expressou sua felicidade por dar também esta alegria ao Peru e disse que, embora ao princípio lutava por si mesmo, agora ele o faz pela sua família, seus três filhos nascidos e o quarto que está por nascer.