O Papa João Paulo II surpreendeu nesta quinta-feira, durante a celebração da solenidade de Corpus Christi, com a convocação a que toda a Igreja celebre um “Ano da Eucaristia” a partir de Outubro de 2004.

O Sumo Pontífice pronunciou a homilia durante a Eucaristia celebrada a partir das 18h30  –hora de Roma- na Basílica de São João de Latrão e presidida pelo Cardeal Camillo Ruini, Vigário para a Cidade de Roma.

Durante a homilia, o Santo Padre destacou a “estreitíssimas relação entre ‘fazer a Eucaristia’  e anunciar a Cristo”. “Entrar em comunhão com Ele no memorial da Páscoa significa, ao mesmo tempo, converter-se em missionários do evento que aquele rito atualiza, em um certo sentido, significa torná-los contemporâneo a cada época, até o que Senhor volte”.

O Pontífice indicou que precisamente pensando nesta realidade “quis dedicar à Eucaristia a primeira Encíclica do novo milênio e tenho a alegria de anunciar um especial Ano da  Eucaristia”.

O Ano da Eucaristia, anunciou João Paulo II, terá início com o Congresso Eucarístico Mundial  programado para 10 a 17 de outubro de 2004 em Guadalajara (México), e terminará com a próxima Assembléia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que se realizará no Vaticano de 2 a 29 de outubro de 2005 e cujo tema será: “A Eucaristia fonte e cume da vida e da missão da Igreja”.