Em uma recente visita as famílias dos refugiados internos pelo conflito vivido em Síria, muitas chegadas de Homs, o Arcebispo maronita de Damasco, Dom Samir Nassar, assinalou que grande parte delas leva o olhar sofredor de Cristo antes da ressurreição.

"Os refugiados sírios estão em estado de choque, são incapazes de dar-se conta da magnitude da tragédia. Ver-lhes, cruzar-se com seu olhar é uma fonte de grande sofrimento para nós", disse o Prelado à agência vaticana Fides.

Do mesmo modo, o Arcebispo explicou que mais que com palavras, os refugiados expressam com seu olhar, seu estado de ânimo, desconcertados pela tragédia que afeta seus lares e a suas famílias.

Entretanto, afirmou que a vida dos refugiados encontra "esperança só se se cruzar com o olhar de ternura de Cristo Salvador na Cruz, junto a eles vivemos a Semana Santa e a Páscoa".

Nesse sentido, Dom Nassar acrescentou que nos rostos dos refugiados cristãos também lê a esperança. "Com seus olhos dizem: Faça-se a vossa vontade, Senhor! Oramos pelos outros, suportamos o sofrimento como uma Cruz salvadora. Não temos medo. Vamos reiniciar uma vida nova: o Senhor não nos abandonará".

Os refugiados do conflito sírio são assistidos pelo Cáritas Síria, que também recebeu a ajuda do Pontifício Conselho Cor Unum.