Ao enviar o telegrama expressando o pêsames do Santo Padre pela morte do agente secreto italiano Nicola Calipari durante a libertação da jornalista Giuliana Sgrena no Iraque, a Santa Sé revelou que o heróico agente italiano é irmão de um destacado sacerdote a serviço do Vaticano.

O telegrama assinado pelo Cardeal Angelo Sodano, assinala que o Sumo Pontífice está “entristecido pela trágica morte de Nicola Calipari. Manifesta sua proximidade espiritual e os pêsames ao governo e aos colegas deste servidor do Estado, tão fiel e heróico, que no cumprimento de sua delicada missão não duvidou em sacrificar a própria vida”.

Calipari interpôs seu corpo para proteger a jornalista Sgrena das balas disparadas por “fogo amigo” norte-americano.

Em outro telegrama ao irmão do agente secreto falecido, o Sacerdote Dom Maurizio Calipari, oficial da Pontifícia Academia para a Vida, João Paulo II manifesta sua “profunda proximidade espiritual” a ele e aos familiares, em particular à mãe, à esposa do defunto e a seus dois filhos. “Ao admirar o heróico gesto suscitado pelo sentido do dever e por sentimentos de virtude cristã, Sua Santidade eleva fervorosas orações por sua alma”, conclui o telegrama.

O Pe. Maurizio, um destacado defensor do direito à vida e a família, presidiu o multitudinário e comovente enterro do herói italiano.