Segundo informou o Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013, teve início na quinzena de abril a primeira fase de seleção da letra do hino oficial da Jornada. O concurso, aberto em 31 de outubro encerrou suas inscrições no dia 3 de março. A avaliação das letras encaminhadas para o COL ficou sob a responsabilidade de uma equipe de dez músicos voluntários. Apenas 20 das 200 letras inscritas serão escolhidas para participar da segunda fase do concurso.

De acordo com um dos responsáveis pelo Setor de Preparação Pastoral do COL, que promoveu o concurso, Padre Leandro Lenin, os critérios de seleção serão criatividade, alto valor espiritual ligado ao tema da Jornada – “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19) – e a beleza e harmonia da composição.

“A letra tem que manifestar o espírito carioca, mas ao mesmo tempo toda juventude tem que estar representada nela. Isso é o que a gente espera. Eles, os jurados, com a técnica, e nós, enquanto aguardamos o resultado, com as orações para que eles façam um bom trabalho de seleção, sejam bastante justos e percebam ali os sinais de Deus”, explicou.

Segundo o Sacerdote, após a seleção das 20 melhores letras, outra comissão formada por integrantes do COL irá avaliá-las. O objetivo é divulgar o hino completo faltando exatamente 365 dias para o início do encontro da juventude com o Papa Bento XVI, que será realizado entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.

“Esperamos que um ano antes da Jornada, celebrando essa grande contagem regressiva, todos os peregrinos possam começar a ensaiar o hino da JMJ RIO2013”, afirmou Pe. Leandro em declarações reunidas pelo site oficial da próxima JMJ, www.rio2013.com.pt.