O Secretário do Pontifício Conselho Cor Unum, Dom Giampetro dal Toso, que o Papa Bento XVI e a Igreja em Síria sustentam à população que se encontra em meio de um conflito que cobrou milhares de vítimas.
Em entrevista concedida ao ACI Prensa em 13 de abril em Roma, Dom Dal Toso explicou que quando o Santo Padre enviou uma doação de 100 mil dólares para colaborar com os católicos de Síria, o fez "pela grande preocupação que tem" por este tema.

Bento XVI, disse a autoridade vaticana, "tem uma série de preocupações concretas pelas necessidades concretas das pessoas, como quando no ano passado enviou também uma doação similar para paliar a situação de fome no Chifre da África".

"Nosso Pontifício Conselho mostrou a preocupação do Papa pela população da Síria que sofre esta complexa situação política. Esse também é o significado da visita que fiz e da preocupação do Santo Padre para ajudar os sírios", continuou.

Sobre sua recente visita à Síria no fim de março para entregar a ajuda do Papa, Dom Dal Toso disse que "minha viagem foi curta, por diversas razões. Estive em Damasco, pude estar com os bispos. Não pude ver outras cidades devido à situação. Foi muito importante que a Igreja local pudesse ter tido este sinal concreto da preocupação do Santo Padre".

A autoridade vaticana expressou ademais sua esperança de que o conflito que assola a Síria não se converta em um conflito religioso, posto que sua natureza é política, e alentou a seguir colaborando com os afetados ajudando a Cáritas da Síria e a Cáritas do Líbano.

No Líbano, a Cáritas sustenta com mantimentos e remédios 20 mil refugiados, com os "quais também deverá que colaborar para terminar com a violência".

Através do grupo ACI, Dom dal Toso pediu em sua entrevista aos católicos de todo o mundo inteiro que "rezem por seus irmãos na Síria, sem importar a religião porque ali sofrem cristãos e muçulmanos. É importante lhes mostrar esta proximidade espiritual”.

“Acredito que todos temos que unir nossos esforços especialmente neste momento, para encontrar um caminho para a paz e reconciliação em Síria", destacou.