Na manhã desta sexta-feira, 13, na sede do Pontifício Conselho Cor Unum foi apresentado o livro "O Santo Padre e os voluntários europeus" em presença do Cardeal Robert Sarah e de Dom Giampietro Dal Toso, respectivamente presidente e secretário do Cor Unum; e de Michel Roy, secretário do Cáritas Internacional.

Um comunicado do Cor Unum informou que, além da intervenção do Papa Bento XVI sobre o tema do voluntariado, o livro recolhe as exposições mais significativas do convênio realizado no Vaticano em novembro de 2011, coincidindo com o Ano Europeu do Voluntariado, no qual participaram Bispos e responsáveis por organizações católicas européias.

Kristalina Georgieva, membro da Comissão Européia com ocupação em temas de voluntariado, explicou o valor civil do convênio, sobre tudo ante "a atual crise econômica e cultural do continente"; e recordou que perto de vinte por cento de europeus está relacionado com atividades de voluntariado: "O voluntariado é um grande recurso para a Europa e forma parte do seu ADN", afirmou.

"Em nossa época, o voluntariado como serviço de caridade passou a ser um elemento universalmente reconhecido da cultura moderna. Entretanto, suas origens podem ser vistas no interesse cristão de proteger, a dignidade da pessoa criada à imagem e semelhança de Deus", expressou o Santo Padre no encontro de novembro.

Do mesmo modo, o Papa assinalou que "se essas raízes espirituais forem negadas ou escondidas e o critério de nossa colaboração passa a ser puramente utilitário, a característica do serviço que prestam corre o perigo de perder-se, em detrimento da sociedade inteira".