Natalia Tsarkova, mais conhecida como a "Michelangelo do século XXI" por ser a retratista oficial dos Pontífices tal como foram os pintores Rafael Sanzio, ou Sandro Botticelli, entregou ao Papa Bento XVI um presente muito especial por motivo de 85º aniversário que o Pontífice celebra no próximo dia 16: uma cópia do livro "O mistério de um pequeno lago", um conto para crianças protagonizado pelo Pontífice.

Tsarkova se antecipou ao aniversário do Papa e em uma audiência privada na residência do verão em Castel Gandolfo entregou-lhe o exemplar.

O livro é uma obra de arte literária que narra uma particular historia onde os protagonistas são o Papa Bento XVI e um pequeno peixe de cor vermelha.

Em entrevista com o grupo ACI Prensa/EWTN Noticias, a artista explicou que a história surgiu em uma tarde enquanto passeava entre os Jardins do Papa em Castel Gandolfo. "Esperando entre a atmosfera fantástica e tão espiritual dos jardins nasceu a idéia de fazer um livro,e  presentiar com este livro o Santo Padre por seu 85º aniversário.

“Estou muito contente de apresentar ao Santo Padre minha obra", acrescentou a artista.

A história "nasceu como se fosse uma inspiração do meu coração, não tive dificuldade em escrevê-la porque nasceu de um modo muito espiritual", assinalou.

Tsarkova nasceu na Rússia, foi uma das alunas mais brilhantes da Academia de Artes de Moscou, e foi retratista de destacados personagens.

A artista cristã ortodoxa, e chegou a Roma há mais de doze anos. Pensava permanecer apenas uns meses, mas sua vida mudou por completo no ano 2000 quando lhe propuseram retratar o Beato João Paulo II pelos seus 80 anos.

"O mistério de um pequeno lago" demorou dois anos para ser terminado. Através dele, Tsarkova buscou mostrar o sentimento de amor à natureza que caracteriza Bento XVI.

Tsarkova conta a história de um pequeno peixe vermelho que nada nas águas do lago de Castel Gandolfo durante o verão. O peixinho desenvolve um grande afeto pelo Santo Padre, que o visita a cada tarde durante a oração do Terço e lhe dá de comer.

A história prossegue com o final do verão, "quando um gato se aproxima do lago para beber água e dá uma triste noticia ao peixe: ‘o Papa não voltará mais’. O peixinho vermelho ficou a chorar desconsolado, até que o seu pai lhe disse ‘você não deve se desesperar, porque acontece assim todos os anos, o senhor de branco -o Papa-, vem e depois parte para voltar no ano seguinte’", explicou Tsarkova.

As folhas do livro estão trespassadas com o desenho de um formoso Rosário que emoldura uma formosa caligrafia escrita em estilo medieval e singulares desenhos que ilustram e enlaçam a seus personagens.

Em colaboração com a Livraria Editrice Vaticano, o conto se traduzirá em espanhol, inglês, alemão, russo e italiano. A artista considerou que sua obra muito especial "porque leva uma mensagem de amor e de fé e poderia chegar ao coração dos meninos", a quem considerou "nosso futuro". "Estou muito contente com o resultado", concluiu.