Os diretores do concurso Miss Universo, o popular evento de beleza feminino mundial, decidiram trocar suas regras para aceitar formalmente a candidatos transexuais a partir da edição 2013 do concurso, depois da pressão dos meios de comunicação que obrigou a admitir na edição canadense do concurso a um jovem que  trocou de sexo.

Jenna Talackova, novo nome de Walter Page Talackova, é um transexual de 23 anos que há quatro anos se submeteu a uma operação de mudança de sexo. Dias atrás ele conseguiu que os organizadores do Miss Universo do Canadá anulassem a regra que exigia que as aspirantes ao trono só podiam ser mulheres "de nascimento por natureza".

Talackova disse ver-se "a mim mesma como uma mulher com ‘história’", explicou que seu tratamento hormonal o iniciou aos 14 anos para depois realizar a operação de mudança de sexo aos 19.

Há cinco dias, os responsáveis pelo concurso anunciaram que Talackova, morador de Vancouver (Canadá), poderá competir no concurso Miss Universo do Canadá deste ano a pesar de ter sido desqualificado previamente.

A desqualificação mobilizou a diversos promotores do lobby gay que, junto a ele, pressionaram os organizadores para que o aceitassem novamente, e  conseguiram.

Um blogueiro americano afirmou que "Walter Talackova pode ter mudado seu nome legalmente a Jenna e pôde ter sido operado, mas nunca será uma mulher. O gênero não é uma opção".