O Arcebispo de Nova Iorque (Estados Unidos), Cardeal Timothy Dolan, anunciou que o Pe. Félix Varela, Pai da identidade cubana, foi declarado Venerável pelo Papa Bento XVI.

Conforme informou a Arquidiocese de Miami (Estados Unidos), o anúncio foi realizado no Domingo de Páscoa em Nova Iorque, onde o Pe. Varela trabalhou 30 anos como vigário geral e com os imigrantes irlandeses, depois de ser exilado de Cuba em 1823.

Ante o anúncio, o Arcebispo de Miami, Dom Thomas Wenski, recordou que em sua homilia em Havana (Cuba), o Papa Bento XVI "disse que o Padre Félix Varela foi um ‘exemplo antecipado’ de como um homem de fé pode contribuir à construção de uma sociedade mais justa".

"Em suas próprias palavras, Varela recorda que ‘Não há pátria sem virtude’. Ao reconhecer suas virtudes heróicas por conferir-lhe o título de ‘venerável’, o Papa oferece ao mundo um modelo que, por ser ‘o primeiro que ensinou o seu povo a pensar’, nos indica o caminho a seguir para uma verdadeira transformação social", recordou o Prelado.

No decreto assinado no Vaticano no dia 14 de março, o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Ángelo Amato, afirmou que "o Servo de Deus (Pe. Félix Varela) eleva-se no horizonte da história de Cuba como uma personalidade notável por seus dons humanos e por suas virtudes cristãs e sacerdotais".

"Entre suas múltiplas atividades não faltou o aspecto cultural, que sempre caracterizou sua personalidade, fazendo traduções e escrevendo muitos trabalhos, tanto em espanhol como em inglês, de caráter filosófico, científico, político e religioso, defendendo a doutrina católica e reafirmando a abolição da escravidão e a independência de Cuba", acrescentou.

O Cardeal Amato assegurou que o Pe. Varela "foi um sacerdote exemplar, zeloso pela salvação das almas, profundamente motivado por uma vida de oração e de um fervente amor a Deus e ao próximo".