Por ocasião dos 700 anos da morte de São Nicolau de Tolentino, os agostinianos recoletos da província que leva o nome do santo italiano, apresentaram nesta quinta-feira um DVD com dois documentários que mostram os impressionantes morais pintados na igreja paroquial de Santa Rita pelo artista João Barba no final dos anos 50.

Os documentários intitulados “Paredes que dão Gloria a Deus”, explicam os murais da igreja considerada uma “Sistina” desconhecida e esquecida em Madri, e pretendem render homenagem de admiração a Juan Barba, “artista ignorado e genial”.

O DVD oferecido em quatro línguas (espanhol, inglês, italiano e português), mostra os murais que ocupam por inteiro os 130 metros quadrados do em torno da cripta da igreja e uma galeria de imagens do santo de Tolentino.

O primeiro documentário, de 45 minutos de duração, esta gravado em Tolentino (Itália) e mostra as pinturas do século XIV realizadas pela Escola de Rímini no Cappellone, a capela do convento agostiniano de Tolentino onde são Nicolau foi enterrado.

O segundo foi realizado em Madri, e recorre uma catequese sobre as pinturas que Juan Barba realizou no final dos anos 50 na cripta de São Nicolau de Tolentino da Igreja de Santa Rita de Madri. Com duração de 28 minutos, o documentário mostra a monumental igreja e resgata todo o colorido e o significado da cripta.

A obra áudio-visual mostra uma galeria de imagens do Santo, que aparecem em fluxo de slides, com a indicação dos dados básicos de cada uma delas: autor, data de criação e lugar onde se encontra.

A realização do DVD foi encarregada a empresa Broadcast Rent, de Madri. A distribuição esta a cargo da Província de San Nicolas de Tolentino em seus diferentes ministérios. O custo é de 15 euros a unidade.