Já em clima de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Igreja do Rio de Janeiro comemorou no sábado, 31 de março, a 27ª Jornada Diocesana da Juventude (JDJ). O evento retomava o tema escolhido pelo papa Bento XVI para o dia, “Alegrai-vos sempre no Senhor”, e teve como evento central a procissão com os Ramos e a Santa Missa presidida por Rio Dom Nelson Francelino, auxiliar do Rio, quem conclamou os jovens a serem “sacramento de esperança” para a cidade.

Repletos de alegria e entusiasmo, os jovens cariocas percorreram alguns kilometros da orla da praia de Ipanema cantando “Hosana ao Filho de Davi”até chegarem ao lugar onde Dom Francelino presidiu a Santa Eucaristia.

Em sua homilia, Dom Nelson enfatizou a necessidade dos jovens permanecerem firmes em Cristo para evangelizar e mostrar à cidade a alegria de servir. “Com o brado de Hosana haveremos de neutralizar as vozes dos que gritam ‘crucifica-o’ e que ecoa na sociedade moderna quando gritam a favor do aborto. Gritando a favor da vida, contra toda injustiça, queremos, como juventude católica, neutralizar todas as vozes de morte, de maldade que tanto atrapalha a caminhada de Nosso Senhor”, disse.

O bispo pediu ainda aos jovens comprometimento na busca por viver as virtudes que vão construir uma sociedade de solidariedade. “Nós temos muito a gritar para que ninguém se mova diante do nosso silêncio e agrida os valores. O ramo nas nossas mãos representam a nossa ousadia e a nossa adesão”, ressaltou.

O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, que estava em Roma junto com outros membros do Comitê Organizador Local (COL) para uma série de reuniões de preparação da JMJ Rio 2013, deixou uma mensagem em video para os jovens na qual enfatiza a importância da cidade lembrando a declaração feita por Dom Stanislaw Rylko, presidente do POntificio Conselho para os leigos: “todos os caminhos levam ao Rio!”. Dom Orani convidou ainda os jovens para que, “alegres no Senhor, testemunhem e anunciem Jesus Cristo a todas as pessoas”. A vídeo conferência do Arcebispo já está disponível no youtube.

Segundo o jovem Wellington Leonardo, de 17 anos, em entrevista à agência ACI Digital afirmou que foi muito importante ouvir as palavras do Arcebispo para perceber o cuidado da Igreja com a juventude. “Quando vemos o quanto a Igreja necessita do nosso testemunho ficamos motivados porque sabemos que ela também nos cuida”, afirmou.

Para o seminarista João Gabriel a procissão já foi uma oportunidade de viver a dimensão da evangelização ainda durante a JDJ. Ele ficou impressionado com a reação das pessoas que chegaram a filmar e saudar os jovens durante a caminhada. De acordo com ele, os eventos de preparação para JMJ são vividos com a expectativa de “trazer um resgate para a nossa cidade” que vive um processo acelerado de secularismo e problemas graves de violência urbana.

A JDJ é comemorada nos anos de intermédio entre as JMJ em dioceses de todo o mundo. Desde que foi instituída pelo papa João Paulo II na década de 80, a festividade tem sido comemorada durante o Domingo de Ramos.

Antes da celebração eucarística foi lida na íntegra a mensagem do papa para o dia para a alegria dos jovens presentes que puderam sentir a proximidade do Santo Padre.