O Secretário da Comissão Pontifícia para a América Latina, Dr. Guzmán Carriquiry, considerado o leigo "mais importante" da Igreja, advogou pela unidadedos países da América Latina, "os quais são unidos pela fé católica, uma mesma língua e cultura".

O Dr. Carriquiry disse isto na conferência magistral "Uma nova apostapela América Latina" que deu no dia 29 de março na UniversidadeCatólica da Argentina (UCA), onde se referiu, além disso, ao sonho dosheróis da independência, "que ansiavam a constituição da Pátria Grande latino-americana" e assinalou que o que ainda não se obteve no âmbitocivil, "a Igreja Católica conseguiu ao criar o Conselho Episcopal latino-americano (CELAM) em 1955".

Antes de começar sua conferência, o Pe. Víctor Manuel Fernández, reitorda UCA Santa María de Buenos Aires, anunciou que se conferiria aoDr. Carriquiry o doutorado Honoris Causa desta instituição.

O Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, naqualidade de Grande Chanceler da UCA, foi quem lhe impôs a cinta azulcom a medalha, entregou-lhe uma plaqueta e o diploma que o credita notítulo acadêmico honorífico.

Entre os assistentes estava o novo Núncio Apostólico, Dom EmilPaul Tscherrig, que assistia pela primeira vez a um ato público. Assistiu também o secretário da Nunciatura, Dom Robert Murphy.

Tambémestava presente o secretário de Culto da Nação, embaixadorGuillermo Oliveri, e o diretor geral de Culto Católico, Dr. LuisSaguier Fonrouge. Pelo governo da capital assistiu o diretor geral deCultos da Cidade, Alfredo Abriani.

Entre os dirigentes políticos esteve o presidente da Câmara deDeputados da Nação, Julián Domínguez, que em função de seu cargo tinha declarado este ato como "de interesse geral".

Assistiram também numerosos bispos, autoridades, diplomáticos,políticos e representantes de distintas esferas da sociedade.