O Papa João Paulo II fez uma breve aparição desde a sua janela no Policlínico Gemelli para dar a bênção aos fiéis que previamente escutaram as suas reflexões lidas na Praça São Pedro pelo arcebispo Leonardo Sandri.

No texto lido por Dom Sandri, o Santo Padre lembrou que “Cristo, curando o cego de nascença, se apresenta como a luz do mundo. Ele veio para abrir os olhos ao homem à luz da fé. A fé é luz que guia no caminho da vida, é chama que conforta nos momentos difíceis.

Para os fiéis –colocou-, nascidos à vida sobrenatural com o Batismo, a Quaresma é o tempo favorável para vir até a luz, aliás, para renascer do Espírito, renovando a graça e o compromisso batismal”.

O Pontífice expressou o seu agradecimento “pelos tantos sinais de afeto. Desejo manifestar um especial reconhecimento à proximidade dos crentes de outras religiões” alguns dos quais “quiseram vir aqui no hospital para rezar”.

“Continuemos juntos a preparação para a Páscoa, oferecendo a Deus também o sofrimento, pelo bem da humanidade e a nossa purificação”.

No final o Santo Padre encomendou aos cristãos à Maria “para que nos ajude a obter de Cristo o dom de uma fé sempre mais clara e mais forte, para que possamos ser coerentes e valentes testemunhas do seu Evangelho”.

Ao terminar a oração do Ângelus dos domingos, o Papa abençoou desde a sua janela aos fiéis que se reuniram, apesar do frio húmedo romano, numa pequena praça desde a qual se pode observar as habitações do décimo andar do Gemelli.