Danilo e Ana Maria Zanzucchi são um casal italiano que estão prestes a cumprir 50 anos de casados. Há poucos dias eles foram informados que o Papa Bento XVI os escolheu para escrever as meditações que o Santo Padre presidirá Na sexta-feira Santa no Coliseu de Roma. Para eles, o amor da família a força que supera os obstáculos.

Danilo tem 92 anos, e Ana Maria cumpriu 83. Eles se conheceram em 1952 e apenas um dia depois de terem se conhecido ele propôs matrimônio. Ela disse sim e se casaram na primavera seguinte. Agora têm 5 filhos.

Em uma recente entrevista concedida ao grupo ACI, os Zanzucchi contaram que foi graças às orações, ao Espírito Santo e à sua própria experiência familiar que puderam escrever as reflexões da Via Sacra deste ano na qual participará o Papa Bento XVI e que está dedicada à família.

"Em todos os momentos da Via Sacra, tivemos ocasiões especiais para nossa família. As estações nos foram dadas por Jesus para redimir a família, e isso foi o mais duro que enfrentamos, e o caminho que sempre seguimos para nos iluminar com a graça de cada estação", afirmou Anna Maria Zanzucchi.

Por sua parte, Danilo disse que se as famílias "têm essa disposição de estarem prontas para amarem-se uns aos outros, com o amor de Deus, então elas põem em prática as palavras de Jesus sobre que quando dois ou mais estão reunidos em seu nome, Ele está ali com eles".

Isto, disse, "é um recurso formidável para sanar e ajudar as pessoas, sem julgar ninguém porque todos somos pobre gente".

Ana Maria indicou logo que "a família precisa renovar-se, reforçar-se, unir-se. A unidade esse amor que enlaça, o ímpeto que forma as famílias, mas não devemos esquecer que com a humanidade –e todos sabemos que isso pode acontecer– temos brigas, desentendimentos e as pequenas coisas podem converter-se em grandes".

Todos estes obstáculos, precisou, "podem ser superados com amor, que serve para que renovemos o amor que todos levamos dentro". "Como disse Danilo, trata-se de renovar-nos e que possamos ajudar outros".

Em 1967, a fundadora do movimento dos Focolares, Chiara Lubich, pediu a este casal de esposos que os ajudasse a estabelecer um novo movimento que ajuda as famílias a "viverem a espiritualidade da unidade e difundir a todo mundo os valores da família que promovem a irmandade universal".

"É Deus que ajuda a família e a sociedade a reconstruir-se, para viver como verdadeiros homens", conclui Danilo.