O Arcebispo de Caracas (Venezuela), Cardeal Jaime Urosa Savino, chamou a erradicar a violência do país, mas advertiu que esta também tem sua origem na idolatria do dinheiro.

"Não cabe dúvida de que a idolatria do dinheiro que foi incrementando no mundo moderno, sobre tudo nos últimos quinze ou vinte anos, tem muita relação com isso (a violência); porque a indústria do seqüestro, a indústria do narcotráfico, indústrias nefastas e perversas (…), têm como isso objetivo, o procurar o dinheiro fácil", assinalou Globovisión em 24 de março.

O Arcebispo disse que combater a violência, sobre tudo o narcotráfico, responsabilidade da sociedade venezuelana, mas especialmente do governo "porque tem em suas mãos os recursos e além disso tem o mandato constitucional".

Por isso, exortou a fazer "uma cruzada contra a violência, primeiro em nosso próprio coração, desterrar a violência de nossa vida".

O Cardeal Urosa disse que é tão alto o desprezo da vida na Venezuela que até são cometidos assassinatos por discussões no tráfego. "Estamos vendo algo verdadeiramente criminoso, mas isso brota de um sentido de prepotência, de um sentido de orgulho, de soberba, de desprezo por outros que deve ser desterrado", assinalou.

"Nós através da campanha Compartilhar estamos precisamente falando disso, de que temos que viver em paz, temos que educar-nos para a paz e temos que trabalhar pela paz, porque nesta violência tão terrível na qual estamos vivendo com tão freqüentes assassinatos não pode haver progresso e não pode haver felicidade", concluiu.