O Papa Bento XVI animou  os cubanos a tornarem realidade suas aspirações e desejos, com a ajuda e a força de Deus, em um telegrama enviado desde o avião no qual retornou a Roma.

O Santo Padre já está em Roma, aonde chegou procedente de Havana (Cuba) logo depois de um vôo de quase 11 horas. O avião realizou o Cuba-França e Itália.

Como de costume, o Santo Padre enviou também um telegrama aos chefes de estado dos países pelos quais passa o avião. Assim, em sua mensagem ao presidente de Cuba, Raúl Castro, Bento XVI agradeceu "a sua excelência e às demais autoridades, assim como aos pastores e fiéis desse amado país, pelas inumeráveis mostras de afeto que me dispensaram durante minha permanência nessas benditas terras".

Cuba, recordou o Papa no texto publicado pelo jornal vaticano L'Osservatore Romano, está celebrando "com gozo os quatrocentos anos do achado e presença nelas da venerada imagem de Nossa Senhora da Caridade do Cobre".

O Papa assegura logo "a todos os cubanos uma constante lembrança na oração, e peço a Deus que os alente e sustente com sua força, para que vejam cumpridas suas justas aspirações e seus mais nobres desejos".

"Com estes sentimentos e vivos desejos, e como objeto de copiosas graças celestiais, imparto-lhes de coração uma especial Bênção Apostólica", concluiu.

Em sua mensagem ao presidente da França, Nicolás Sarkozy, Bento XVI expressou seus melhores desejos e que Deus dê a este país europeu e a seus habitantes abundantes bênçãos.

O Papa também escreveu um telegrama ao presidente da Itália, Giorgio Napolitano, no qual o Santo Padre assegura "uma oração especial pelo bem-estar, a serenidade, e a prosperidade da inteira população italiana, enviando minha afetuosa bênção".