O governo do Vietnã impediu o ingresso a este país asiático de uma delegação de sacerdotes e bispos católicos que solicitaram sua entrada para continuar as investigações da causa de beatificação do Cardeal Vietnãita Francis Xavier Nguyen Van Thuan.

"Estas são realmente más notícias mas deixam claro como é difícil lutar com as autoridades comunistas que não são leais neste tipo de casos", disse à ACI Prensa Dom Dominic Luong, um sacerdote de Orange County (Estados Unidos) que nasceu no Vietnã.

A delegação com sede em Roma planejava visitar o Vietnã de 23 de março a 9 de abril para escutar alguns testemunhos de pessoas que conheceram cardeal Van Thuan, falecido em 2002. Também foram falar com duas mulheres –uma religiosa e uma leiga– que afirmam ter sido curadas milagrosamente pela intercessão do falecido Cardeal.

O Escritório de Imprensa do Vaticano confirmou ao grupo ACI que os vistos de turistas dos membros da delegação foram revogados pelas autoridades Vietnamitas. Deste modo explicaram que a delegação não estava em visita oficial por parte da Santa Sé e que o grupo não usou os canais diplomáticos para esta viagem.

Embora o Vaticano não tenha especificado quem eram os membros do grupo, precisou que o Cardeal Peter Turkson, Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, não fazia parte do mesmo, como especularam alguns meios.

O sacerdote Peter Nguyen Huu Giai, da diocese Vietnamiita de Hue,informou  à UCANews que ele e outros mais estavam preparados para receber a delegação para entregar-lhes evidências e documentos durante a próxima semana.

"Tinha preparado documentos em inglês e francês para apresentá-lo, mas é uma lástima que agora não vamos poder encontrar-nos", assegurou.

O Cardeal Van Thuan esteve encarcerado durante 13 anos, entre 1975 e 1988. Nove desses anos em regime solitário. Foi preso pelas autoridades logo que foram informadas que sua nomeação como Arcebispo de Saigon se devia a um complô entre o Vaticano e os "imperialistas" para combater o regime comunista.

Foi posto em liberdade em 1988 para ser mantido em regime de prisão domiciliar até 1991. Esse ano o governo comunista o obrigou a deixar o Vietnã. Van Thuan viveu seu exílio em Roma onde o Beato Papa João Paulo II o designou Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz em 1998. Foi criado Cardeal em 2001, falecendo no ano seguinte de câncer.

Quando o Papa Bento XVI abriu a causa de beatificação do Cardeal Francis Van Thuan, o Santo Padre elogiou "o brilhante testemunho de fé deste pastor heróico para todos nós".