Ao iniciar a jornada desta terça-feira com uma Missa privada em Santiago de Cuba, o Papa Bento XVI conheceu pessoalmente a uma religiosa da Índia que foi sua “madrinha espiritual” durante 20 anos.

O Santo Padre celebrou a Missa privada antes de partir para o Santuário de Nossa Senhora da Caridade do Cobre. Na Missa participaram umas 10 religiosas da rama contemplativa das Missionárias da Caridade, fundadas pela Beata Teresa de Calcutá.

Ao finalizar a celebração eucarística, o Arcebispo de Santiago de Cuba, Dom Dionisio García, apresentou ao Santo Padre a religiosa indiana Teresa Kereketa, que seguindo a prática de sua congregação, há 20 anos recebeu a tarefa de orar diariamente por um sacerdote específico, convertendo-se assim na sua “madrinha espiritual”. O sacerdote que recebeu sob tutela espiritual foi o Cardeal Joseph Ratzinger.

Durante o emotivo encontro, seguindo a tradição da Índia, a religiosa apresentou ao Santo Padre uma coroa de flores. “O Papa esteve muito comovido por conhecer esta religiosa”, explicou durante uma conferência de imprensa o porta-voz da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi.