A dissidência pacífica em Cuba denunciou que nos últimos dias o Governo comunista desatou uma forte onda repressiva para evitar que os opositores estejam nas Missas do Papa Bento XVI.

"A Comissão Cubana de Direitos humanos e Reconciliação Nacional pode confirmar que, a esta hora, o número de detidos nos últimos quatro dias é de pelo menos 150 pacíficos dissidentes", assinalou na segunda-feira à imprensa internacional o dissidente Elizardo Sánchez.

“Um número semelhante foi proibido de sair de suas casas ou de comparecer às Missas ou atos de acolhimento ao Papa pelos lugares que percorrerá”, acrescentou.

Esta denúncia foi respaldada das redes sociais por ativistas como José Daniel Ferrer da União Patriótica de Cuba (UNPACU), que informou desde sua conta no Twitter que no último domingo foram detidas em Palma Soriano duas mueres membros do grupo Damas de Branco Tania Montoya e Yanelis Elegica, enquanto que em Santiago de Cuba retidas Annia Alegre e Omaglis Glez também foram detidas. Assinalou que as detenções se estenderam a vários membros de seu movimento.

"Ao impedir os dissidentes –muitos deles católicos- de assistir às missas do Bispo de Roma, o regime pressiona militares comunistas e pessoas incapazes de expressar seu verdadeiro sentir, para que estejam presentes nas celebrações religiosas", assinalou a UNPACU em nota enviada ao grupo ACI.

Por sua parte, Oswaldo Payá, do Movimento Cristão Liberação (MCL), informou que “a dissidência de Santiago de Cuba está detida. Cortaram-me o telefone de casa e o celular”.

Payá recordou que Bento XVI “veio a ver todos os cubanos. Mas muitos que desejam vê-lo não poderão porque estão detidos, confinados ou ameaçados”.

Em um fato que chamou a atenção dos dissidentes, a empresa estatal cubana que brinda o acesso à Internet cortou o serviço na ilha até o dia 29 de março, um dia depois de finalizada a visita do Papa.

Nesse sentido, a bloggera Yoani Sánchez também denunciou em sua conta de Twitter que nestes isntantes em Cuba os celulares não podem receber as mensagens de texto enviados do exterior.

Ao fechamento da presente nota, Sánchez informou que Oswaldo Payá e José Daniel, junto a outros opositores, também tiveram seus telefones cortados.

“A missa entre montanhas, as palavras do #PapaCuba em meio de uma quebra de onda repressiva
Entre os poucos que ficamos twitteando até que nos alcance o blecaute da censura: @OLPL @Eliecer_cuba”, indicou.