Durante uma multitudinaria serenata nos subúrbios do Colégio de Miraflores onde se hospeda em León (México), o Papa Bento XVI rompeu o protocolo para saudar a multidão e improvisar uma breve mensagem na que agradeceu todo o carinho recebido nestes dias e assegurou que já sabe o que é sentir-se um “Papa mexicano”.

Ao seu regresso da Catedral de León, onde presidiu as Vésperas diante de centenas de bispos vindos de toda a América Latina, o Papa tinha previsto descansar antes da cerimônia de despedida de amanhã segunda-feira no aeroporto de Silao.

Entretanto, nos arredores da hospedagem papal a multidão não parecia disposta a deixá-lo ir. Milhares de mexicanos faziam coros e vivas, enquanto um grupo mariachi entoava alegres melodias mexicanas tradicionais para o Santo Padre.

Em meio desta festa e quando entoavam o popular “Cielito lindo”, o Pontífice saiu da casa para saudar os pressente, recebeu das mãos de uma jovem mariachi um chapéu típico mexicano de cor branca, e o exibiu por vários minutos enquanto recebeu a saudação dos músicos e improvisou umas palavras em italiano que foram traduzidas pelo Núncio Apostólico no México, Dom Christophe Pierre.

“Muitíssimo obrigado por este entusiasmo. Nunca, nunca, fui recebido com tanto entusiasmo”, afirmou o Papa. “Devo dizer que o México vai permanecer sempre em meu coração”.

“Agora posso entender por que o Papa João Paulo II dizia ‘agora me sinto um Papa mexicano’”, acrescentou o Papa ante a ovação da emocionada multidão.

“Queridos amigos eu me sinto muito bem com vocês, mas devem entender que tenho outra viagem a Cuba, porém me retiro dando-lhes minha bênção”, e após a bênção em latim, despediu-se com a saudação em espanhol “¡Buenas Noches!”.