No marco da multitudinaria Missa no Parque Bicentenário, o Papa Bento XVI deu de presente aos mexicanos um mosaico que simboliza Cristo Rei e que será exposto no santuário da Colina do Cubilete.

A entrega do obséquio se ocorreu logo da saudação Arcebispo de León, Dom José Guadalupe Martín Rábago.

A imagem mede 118 por 93 centímetros e mostra uma figura solene de Jesus Cristo com os braços abertos, segundo o estilo da iconografia tradicional.

Fontes do Vaticano explicaram à agência EFE que a imagem tem rosto sereno, localiza-se ante um trono e apresenta três símbolos da realeza: uma coroa de ouro decorada com pedras preciosas, um cetro que representa a potência divina, e um globo terrestre rematado em uma cruz e com um ramo de oliveira.

Além disso o mosaico leva esmaltes policromados e de ouro sobre uma base de estuque feita com azeite de linho e pó de mármore, idêntica à utilizada em séculos passados para os mosaicos da Basílica de São Pedro no Vaticano.

A representação obra do Estudio do Mosaico do Vaticano, realizada entre janeiro e março de 2012 empregaou uma técnica inventada na segunda metade do século XVIII mediante a qual as distintas gamas de cores são obtidas misturando-se os esmaltes vítreos a altíssimas temperaturas.