A agência do grupo ACI em espanhol, a ACI Prensa, através dos seus correspondentes no México recolheu o testemunho de pessoas que tiveram a oportunidade de participar da entusiasta cerimônia de boas-vindas ao Papa Bento XVI no dia 23 de março. Várias delas coincidiram em que "uma experiência maravilhosa!"

Benita Espinoza, vinda de Mazatlán no estado da Sinaloa, afirmou que foi "uma experiência maravilhosa" ter visto o Papa em sua primeira e histórica visita a terras mexicanas que se estenderá até a segunda-feira 26 de março.

Espinoza confessou que pensava que de repente não ia sentir a mesma emoção que experimentou com João Paulo II, mas assegurou que "quando o vi senti algo incomparável. Por isso dou graças a Deus por ter me permitido estar aqui".

Para o Padre Julio Salcedo dos missionários de São José, "o Santo Padre veio com muita alegria. Nota-se imediatamente a sua alegria porque há muito tempo queria vir ao México. Acredito que ele vai nos dar uma palavra de esperança".

"A grande experiência que vivemos foi algo inesquecível que sempre teremos em nossas lembranças. (O Papa) deu umas palavras e um discurso muito bonito para o povo mexicano para que trabalhemos por nossa sociedade, pelos jovens e pelo nosso povo", disse Víctor Martín, um jovem de Leon de 21 anos.

Celia Elías expressou por sua parte que "para mim foi uma grande satisfação ter visto o Papa que vai dar esperança para o país. Tê-lo visto foi sem dúvida algo divino".

"O Papa chega com uma mensagem de fé, esperança, amor e reconciliação para todos os mexicanos e ante os embates do crime organizado e da violência que açoitam ao México. Esta me parece ser a visita mais transcendente de todo seu pontificado". Expressou Roberto Antonio Velásquez Neto, mexicano e investigador do Arquivo Secreto do Vaticano há mais de 20 anos.

Bento XVI, acrescentou, "chega ademais com a decisão de acabar com a ditadura do relativismo que impera atualmente".