O Papa Bento XVI recordou uma mensagem praticamente "desconhecida" do Beato João Paulo II, que o Papa peregrino fez em sua primeira viagem ao México, explicou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi.

No Centro Internacional de Imprensa se localizado no hotel Hotsson na cidade de León, o sacerdote explicou que o Papa Bento XVI decidiu começar seu discurso de hoje no aeroporto de Guanajuato com umas palavras que João Paulo II dirigiu ao povo desta região quando sobrevoava o Santuário de Cristo Rei, em seu trajeto entre o Distrito Federal e Guadalajara, em sua primeira viagem ao México realizado em 1979.

A mensagem daquela ocasião não se encontra em nenhum documento sobre os discursos do Papa e só aparece em um livro sobre a primeira viagem de João Paulo II ao México preparado pela Conferência Episcopal desse país, explicou o presbítero jesuíta.

O texto da primeira viagem, que o Pe. Lombardi leu em conferência de imprensa, assinala o seguinte: "com muito gosto teria feito a visita à sua querida terra, a vós, mas as circunstâncias não me permitiram isso. Exorto-vos a permanecer fiéis em sua fé, a amar a Cristo e a Igreja, em íntima união com seus pastores, junto com uma oração por vós, especialmente pelos doentes e os que sofrem. Mando-vos como prova de meu grande afeto uma especial bênção, agradecendo seu afeto pelo Papa e sua fidelidade ao Senhor. Que Deus os acompanhe sempre".

Para o diretor da Sala de Imprensa, que o Papa Bento XVI tenha começado seu discurso de hoje recordando estas palavras constitui algo "muito significativo e expressa uma relação de continuidade" entre sua missão e a do Beato Papa peregrino.

Sobre a voz do Papa que se escutou um pouco rouca no aeroporto, o sacerdote disse que se deve ao ar condicionado do avião aonde passaram 14 horas antes de tocar solo mexicano, e precisou que "a condição do Santo Padre é fantástica".

Depois de comentar que Bento XVI preparou e rezou muito para os discursos desta viagem, o Pe. Lombardi disse que esta visita tem um grande significado não só para o México, mas também para a América Latina.

"O sentimento de Bento XVI é continuar a missão de João Paulo II. Seguir o mesmo caminho, sua missão e trabalho no México e em Cuba", acrescentou.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé assegurou logo que os discursos do Papa "são para serem meditados já que não se pode entender toda sua riqueza escutando-os uma só vez".

"Neste primeiro discurso temos os temas que vai aprofundar durante a viagem como o legado de João Paulo II, a eleição do centro geográfico do México, o Santuário de Cristo Rei e o significado continental desta viagem, já que o Papa não vem somente ao México mas a toda a América Latina", acrescentou.

Logo depois de comentar que a mensagem do Papa é de paz e esperança, o sacerdote referiu que Bento XVI, por ser alemão, desfruta muito da alegria das pessoas e a agradece muito porque percebe o carinho e a proximidade das pessoas como as 700 mil que saíram às ruas para recebê-lo nesta sexta-feira no trajeto entre León e Guanajuato.

Sobre um minúsculo protesto ocorrido em León, o presbítero disse esperar que "os que desejam celebrar e estar contentes pelo Papa possam fazê-lo sem distúrbios dos outros. Cada um tem a capacidade de expressar-se, e se vê que há uma grande festa, não é justo que se turve".