A menos de 24 horas da esperada chegada do Papa Bento XVI em sua primeira viagem ao México e q terceira a terras americanas, tudo está preparado em León, Guanajuato, para dar as boas-vindas ao primeiro Pontífice que chega a esta cidade, importante para o catolicismo pela presença do santuário de Cristo Rei, no topo da Colina do Cubilete onde muitos católicos foram martirizados na perseguição por parte do estado no início do século XX.

Está previsto que o Santo Padre aterrisse em solo mexicano às 16:30h (hora local) desta sexta-feira 23 de março. Logo depois da cerimônia de boas-vindas no aeroporto internacional de Guanajuato na localidade de Silao, onde oferecerá seu primeiro discurso, Bento XVI se transladará a bordo do papa-móvel até a residência do Colégio Miraflores, onde se hospedará.

Espera-se que no primeiro trajeto, dezenas de milhares de pessoas encham as ruas dando boas-vindas ao Papa em sua primeira viagem a um país de fala espanhola na América. Sua primeira visita foi ao Brasil em maio de 2007 para inaugurar a Conferência do Episcopado Latino-americano em Aparecida e sua segunda viagem teve como destino os Estados Unidos em abril de 2008.

Em León, as medidas de segurança estão implementadas e os lugares onde o Papa realizará atos públicos permanecem fechados por prevenção.

Na quarta-feira 21 na noite chegaram a León três unidades de carga pesada com dez ambulâncias e vinte motocicletas, entre outros equipamentos de segurança.

Ao mesmo tempo, tudo ficou preparado para as celebrações religiosas do Papa no México, conforme informou o porta-voz do Arcebispado, Dom Jorge Raúl Villegas Chávez.

Mais de 120 mil voluntários integrarão a cerca humana nos mais de 70 quilômetros que o Santo Padre percorrerá em papa-móvel e em suas atividades na Praça da Paz, na Catedral e no Parque Bicentenário.

Centenas de jornalistas de todo o mundo já se creditaram na sala de imprensa e dezenas de repórteres procuram os melhores lugares para seguir de perto as incidências da viagem.