Nesta sexta-feira se inaugurou na Pontifícia Universidade Lateranense um seminário europeu de professores universitários, de três dias de duração, sobre o tema da Jornada Européia das Universidades, que refletirá sobre a relação entre fé e razão no mundo acadêmico.

O tema do evento é “O ensino da Encíclica ‘Fides et ratio’” e se realiza em coordenação com a Jornada Universitária Européia. Por isso, durante a vigília prevista na Sala Paulo VI para o sábado, será entregue a cada jovem universitário uma cópia da encíclica papal. Finalizado o encontro, os participantes acompanharão em procissão a Cruz até a igreja de Santa Inês, na Praça Navona.

A jornada foi organizada pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa, com o fim de “construir um novo humanismo, dom e recurso para as futuras gerações do continente”.

“A finalidade desta iniciativa –diz o comunicado– é responder ao extraordinário magistério de João Paulo II, que pediu às comunidades universitárias, como centros de pesquisa científica, de conhecimentos e de formação cultural e profissional das gerações jovens, que construíssem um novo humanismo que volte a propor, atualizando-as, as raízes cristãs da Europa, levando-as à luz”.

“As bases deste novo humanismo são a confiança na razão como uma ferramenta para chegar a conhecer a verdade sobre a humanidade, a primazia da pessoa sobre a tecnologia, as oportunidades que a globalização oferece ao mundo de hoje para promover a comunhão e a amizade entre os povos, a necessidade de participar da vida social e política com o propósito de servir  nossos irmãos e irmãs e o desenvolvimento da caridade intelectual como missão do mundo universitário”.