A calma e um intenso ambiente de oração reinaram durante o sismo que surpreendeu a centenas de fiéis mexicanos que assistiam a Missa na Basílica de Guadalupe no Distrito Federal do México.

No meio da Eucaristia e ao perceber o tremor, o sacerdote celebrante pediu que todos os fiéis mantivessem a calma, ficassem no recinto e "se pusessem de joelhos para elevar uma oração ao Senhor nestes momentos".

Os participantes – entre eles se encontrava o enviado especial da agência ACI Prensa, do grupo ACI, para a visita do Papa Bento XVI ao México, Walter Sánchez Silva –obedeceram o sacerdote e começaram a rezar.

Quase ao final da Missa, o presbítero deu graças a Deus porque não houve perdas humanas, mas houve uma grande quantidade de danos materiais, como as mais de 800 casas que foram afetadas no Estado de “Guerrero”, onde se registrou o epicentro do sismo de 7.8 graus na
escala do Richter.

Outro sacerdote refletiu sobre a providência de Deus e contou como tinha perdido a credencial para poder ingressar na Basílica de Guadalupe nesta manhã.

Depois de relatar que os agentes de segurança a encontraram e a entregaram aos encarregados da sacristia, afirmou que assim como com ele, "Deus cuida de todos, como pudemos ver durante o tremor".

Muitos lembraram com o sismo deste meio-dia aquele ocorrido em 1985, que matou milhares de pessoas. Em declarações a ACI Prensa, um taxista nos subúrbios da Basílica de Guadalupe comentou que em ocasiões como as de hoje "o único que podemos fazer é colocar-nos nas mãos de Deus e esperar com confiança".

A Vila, como chamam os moradores ao lugar onde está a nova e a antiga Basílica de Guadalupe, assim como os diversos lugares importantes da vida de São Juan Diego –o vidente da Virgem– recorda com grandes letreiros a próxima chegada do Papa Bento XVI ao México, o que tem gerado entre os fiéis uma grande expectativa.

Juana Flores comentou que “estamos esperando com muitas ânsias que já venha Sua Santidade. O México o necessita".