A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que neste sábado irão celebrar a terceira Jornada Européia das Universidades em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que terá lugar em Colônia (Alemanha) no próximo mês de agosto.

O tema da Jornada Européia é “A pesquisa intelectual e científica, um caminho para encontrar a Cristo”.

O momento cume será a vigília de oração que começará às 17h –hora de Roma– na Sala Paulo VI do Vaticano e durante a qual o Cardeal Camillo Ruini, Vigário geral para a diocese de Roma, lerá uma mensagem do Santo Padre, que “deseja seguir espiritualmente este encontro”.

Durante o ato haverá conexões via satélite com diversas catedrais e santuários europeus para dialogar com os jovens reunidos sob a presidência dos cardeais Maxiliam Sterzinsky (Berlim), José da Cruz Policarpo (Lisboa), Lubomyr Husar (Kiev), Antonio María Rouco Varela (Madri), Josip Bozanic (Zagreb) e Tarcisio Bertone (Gênova); os arcebispos Francesco Cacucci (Bari), Ioan Robu (Bucareste), Stanislav Szyrokoradiuk, auxiliar de Kiev, Wasyl Medwit, vigário apostólico  de Kiev, Rrok Mirdita (Tirana) e o bispo Alan Hopes (Londres).

O encontro da Sala Paulo VI se abrirá com uma série de reflexões e testemunhos de fé oferecidos por vários dos mais de 10 mil jovens presentes. Depois se rezará o Rosário.