O Escritório de Imprensa da Santa Sé publicou hoje o resumo dos resultados da Visita Apostólica a Irlanda. Na nota se reafirma a consternação do Papa pelos crimes cometidos em décadas passadas por sacerdotes e religiosos e se destacam os esforços da Igreja no país para que estas situações não se repitam.

O texto oferece "uma síntese das conclusões das visitas às quatro arquidioceses, aos institutos religiosos e aos seminários irlandeses. Aprovado pelos dicasterios que levaram adiante, contém também algumas indicações da Santa Sé, que se somam às que os diversos dicasterios enviaram aos responsáveis pelas entidades visitadas".

No texto, reafirma-se "a proximidade que em repetidas ocasiões (o Papa) manifestou às pessoas vítimas desses atos pecaminosos e criminosos por sacerdotes ou religiosos".

"A Visita, que teve um caráter pastoral, constatou, por uma parte, a gravidade das faltas que deram lugar no passado a uma compreensão e uma reação insuficientes, inclusive por parte dos bispos e superiores religiosos, ao terrível fenômeno do abuso de menores. Por outra parte, evidenciou-se claramente que, a partir dos anos 90, foram realizados avanços decisivos que desembocaram em uma maior consciência do problema e em mudanças profundas na maneira de confrontá-lo. Recomenda-se que os bispos e superiores religiosos prossigam com seu empenho de acolhida e assistência às vítimas de abusos", acrescenta a nota.

Do mesmo modo, destaca que "as Diretrizes estabelecidas no documento 'Safeguarding children' de 2008" demonstraram ser "uma ferramenta eficaz para tratar as denúncias de abusos e aumentar a sensibilidade de toda a comunidade cristã em matéria de tutela dos menores".

O documento destaca o trabalho do National Board for Safeguarding Children como "profunda e de longo alcance. Revelou-se especialmente útil a verificação da aplicação das Diretrizes nas diversas dioceses e institutos religiosos. Recomenda-se que este processo de verificação cubra, o antes possível, todas as dioceses e institutos religiosos e que se repita com regularidade".

Além disso, explica que "a partir do documento 'Interim guidance', publicado recentemente, os bispos e superiores religiosos, em colaboração com o National Board, devem elaborar uma normativa para tratar os casos de sacerdotes ou religiosos que foram acusados, mas contra os quais o fiscal tenha decidido não proceder" com o caso.

"Do mesmo modo, devem estabelecer normas para facilitar a volta ao ministério dos sacerdotes falsamente acusados e para proporcionar a adequada atenção pastoral aos sacerdotes ou religiosos que tenham sido declarados culpados de abuso de menores".

"A Visita comprovou que os dolorosos acontecimentos dos últimos anos têm aberto muitas feridas, também na comunidade católica. Por outro lado, neste difícil período, pôs-se também de manifesto a permanente vitalidade da fé do povo irlandês", destaca o texto.

"Entre os sinais de esperança, cabe destacar a dedicação com a que muitos bispos, sacerdotes e religiosos vivem sua vocação; a proximidade humana e espiritual que muitos deles advertiram, por parte dos fiéis, em um tempo de crise; a profunda fé de muitos homens e as mulheres e a vasta implicação de sacerdotes, religiosos e leigos em estabelecer estruturas de tutela dos menores", acrescenta.

"Anuncia-se que a Santa Sé e o episcopado irlandês já começaram uma reflexão conjunta sobre a configuração atual das dioceses, com o fim de fazer as estruturas diocesanas mais idôneas para responder à missão atual da Igreja na Irlanda", conclui o texto.