A Cáritas Europa pediu recentemente à União Européia (UE) que tome medidas apropriadas para assegurar que os imigrantes possam levar suas famílias aos países onde agora residem.

Em um comunicado, a organização caritativa católica indicou que, depois de uma reunião de sua junta diretiva, decidiu solicitar que a UE garanta "o respeito do direito à vida familiar de imigrantes naturais de outros países" que não pertencem à instituição continental.

A Cáritas Europa solicitou que a União Européia realize uma melhor aplicação de sua política de reagrupamento familiar. "A UE deve garantir seu estado de residência independente para os familiares reagrupados apenas seja possível", assinalaram.

O secretário geral da organização, Jorge Nuño Mayer, manifestou que a Cáritas Europa expôs sua preocupação "pelas práticas atuais em alguns estados membros da UE, que impedem que os imigrantes e refugiados voltem a reunir-se com as suas famílias".

"Acreditamos que o direito à vida familiar deve ser garantido e respeitado em nível europeu, no que diz respeito aos oriundos de outros países fora da UE", concluiu.