No México, uma clínica especializada em fecundação artificial pôs em marcha um programa para oferecer, através de um catálogo, bebês com as características genéticas desejadas pelos seus clientes.

A Clínica Especializada para a Atenção da Mulher oferece aos casais a possibilidade de escolher óvulos de acordo às características físicas desejadas para a criança, por um custo que varia entre 800 e 5 000 dólares.

Em declarações recolhidas pelo diário mexicano Milenio, Alberto Kably, diretor da clínica de fecundação assistida, assinalou que os casais "têm acesso a um catálogo com todas as características físicas, estatura, cor de cabelo, grupo sangüíneo, antecedentes genéticos e patológicos".

"Normalmente, escolhem de acordo às suas próprias características, e no caso de querer ter um filho loiro, de olhos azuis, quando são muito morenos, nós o evidenciamos", indicou Kably.

A doutrina católica se opõe à fecundação in vitro por duas razões principais: primeiro, porque se trata de um procedimento contrário à ordem natural da sexualidade que atenta contra a dignidade dos esposos e do matrimônio.

Além disso, a técnica supõe a eliminação de seres humanos em estado embrionário tanto fora como dentro do ventre materno, implicando vários abortos em cada processo.