Hoje em Roma se despediram do crocodilo cubano que visitou o Papa Bento XVI durante a audiência geral de 11 de janeiro, o exemplar empreende uma viagem que o transportará de novo a Cuba, seu país de origem, a uma semana da viagem apostólica que o Santo Padre realizará à ilha caribenha.

O réptil foi expropriado por importação ilegal meses atrás ao norte da Itália e posteriormente reportado à Fundação Bioparco, um zoológico de Roma. A entidade decidiu dar de presente simbolicamente o espécime a Bento XVI com motivo de sua visita a Cuba para devolvê-lo simultaneamente a seu hábitat natural.

Na celebração de despedida do singular réptil participaram o substituto para Assuntos Gerais do Secretário de estado Vaticano, Dom Giovanni Angelo Becciu; os embaixadores cubanos ante a Santa Sé e á Itália, Eduardo Delgado e Milagros Soto Agouro; asssim como o presidente da Fundação Bioparco de Roma, Paolo Giuntarelli.

Trata-se de um exemplar de Crocodylus rhombifer, uma espécie muito rara de cerca de 40 centímetros que vive habitualmente no Pântano de Zapata em Cuba e que todos conhecem como "o crocodilo do Papa".

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) classifica a este crocodilo dentro as espécies criticamente ameaçadas. Sua população até o momento se reduziu em 80 por cento.

O pequeno crocodilo será recebido no Zoológico de Havana junto a Paolo Giunterelli, e o diretor científico do Bioparco, Fulvio Fraticelli.