No dia 14 de março, o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi, apresentou o primeiro filme 3D sobre o Beato Papa João Paulo II, baseada na cerimônia de beatificação celebrada no dia 1 de maio de 2011.

O filme foi dirigido por Italo Moscati, tem uma duração de 22 minutos e foi desenvolvido pela RAI em colaboração com o Centro Televisivo do Vaticano (CTV).

A apresentação teve lugar na sede de Rádio Televisão Italiana (RAI). Durante o evento, conforme informou a Rádio Vaticano, o Padre Lombardi assinalou que o objetivo do CTV "não é apenas o de estar presentes para a comunicação religiosa e vaticana na fronteira das tecnologias mais avançadas, mas também o de refletir e experimentar que estas tecnologias –como o 3D-, permitem expressar-se, comunicar-se e combinar-se com a mensagem que queremos dar".

Por sua parte, o diretor Moscati, explicou que precisou inovar de maneira especial para o filme uma nova forma de fazer 3D, "tive que procurar a dimensão espiritual e religiosa do Papa através da evocação de sua vida".

"Gigante" irá ao ar na televisão italiana na noite do 1 de abril, com o objetivo de coincidir com o sétimo aniversário da morte do Beato João Paulo, no dia 2 de abril.