O Papa Bento XVI, em sua mensagem prévia à oração do Ângelus, na Praça de São Pedro, afirmou que somente quando se confessa “sinceramente as próprias culpas a Deus, é que se encontra a verdadeira paz e a verdadeira alegria”.

Bento XVI lamentou que, apesar disso, “às vezes, o homem ama mais as trevas que a luz, porque está apegado aos seus pecados”.

Em referência à passagem evangélica de hoje, na que Jesus assegura que “é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todos os que acreditam n’Ele tenham Vida eterna”, o Papa assinala que “Jesus será elevado na Cruz, para que todo aquele que está em perigo de morte por causa do pecado, dirigindo-se a Ele com fé, que morreu por nós, seja salvo”.

“Por isso é importante aproximar-se regularmente à Sacramento da penitência, particularmente na Quaresma, para receber o perdão do Senhor e intensificar nosso caminho de conversão”.

O Santo Padre assinalou que “se infinito é o amor misericordioso de Deus, que chegou ao extremo de dar o seu único Filho para resgate de nossa vida, grande também nossa responsabilidade. Com efeito, Cada um deve reconhecer sua própria enfermidade para poder ser curado”.

“Cada um tem que confessar seu próprio pecado, para que o perdão de Deus, já doado na Cruz, possa ter efeito em seu coração e em sua vida”, afirmou o Papa.