Em uma conferência de imprensa, a Conferência Episcopal Mexicana (CEM) solicitou à Secretaria de Saúde modificar a campanha contra a homofobia, porque ao apoiar-se em “bases antropológicas falsas” termina promovendo a homossexualidade.

O Presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Familiar da CEM, Dom. Rodrigo Aguilar, esclareceu que embora se deve fomentar a não discriminação destas pessoas, as propagandas da  campanha dão “carta de naturalização” à homossexualidade e a apresentam “como uma opção pessoal legítima”.

O também Bispo de Matehuala afirmou que as bases antropológicas sobre as quais quer sustentar esta campanha “são falsas e enganosas”, porque tergiversam “os conceitos e a linguagem”, embora seus autores queiram fundamentar em “critérios do pluralismo”, tolerância e não discriminação.

O Prelado recordou que a Igreja afirma que “a pessoa homossexual tem toda a dignidade que lhe corresponde como pessoa humana que é”, por isso deve ser respeitada e não discriminada.

Acrescentou que a inclinação homossexual é desordenada em se mesma, mas “não constitui uma culpa” se não houver a intenção de alimentá-la “mediante atos homossexuais”, que sim “são intrinsicamente desordenados”.

Sobre as uniões homossexuais, explicou que “ontologicamente é impossível tratar como igual o que não o é, uma coisa é o matrimônio fundamentado na relação heterossexual de homem e mulher, e outra muito diferente as uniões de pessoas do mesmo sexo”.

O Prelado explicou que “só a diversidade sexual” permite a “natural complementaridade afetiva e sexual e o possível dom da vida nova”. Esclareceu que as uniões do mesmo sexo carecem destes aspectos, pois são “uniões intrinsecamente estéreis” embora queira forçar as “estruturas anatômicas” e as “atividades fisiológicas e psicológicas naturais”, para obter um “aparente aspecto unitivo de sua sexualidade”.

Dom. Aguilar indicou que é importante evitar a homofobia, mas não se pode esquecer que a homossexualidade é contrária à lei natural.

O íntegra da declaração de Dom. Aguilar se encontra na página: http://www.cem.org.mx/comision/familia/homofobia.swf