O Escritório de Imprensa da Santa Sé divulgou ontem um comunicado no qual informa que a resposta da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (lefebvristas) às exigências do Preâmbulo doutrinal entregue no ano passado, "não é suficiente" e solicita o comparecimento de seu superior, Bernard Fellay para esclarecer sua posição.

O comunicado, que foi redigido com um tom conciliador muito distinto àquele usado pelos lefebvristas em suas distintas respostas e análises ao pedido da Santa Sé, pede que os seguidores do arcebispo Marcel Lefebvre– que faleceu excomungado por ordenar a quatro bispos sem mandato papal– evitem "uma ruptura eclesiástica de conseqüências dolorosas e incalculáveis".

Em seguida, o comunicado completo traduzido do Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé de 16 de março:

Durante o encontro do dia 14 de setembro de 2011, entre Sua Eminência Cardeal William Levada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e o Presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, e Sua Excelência Dom Bernard Fellay, Superior geral da Fraternidade Sacerdotal Pio X, foi entregue um preâmbulo doutrinal, acompanhado de uma nota preliminar, como base fundamental para atingir a plena reconciliação com a Sé Apostólica. Nele eram enunciados alguns princípios doutrinais e critérios de interpretação da doutrina católica, necessários para garantir da fidelidade ao Magistério da Igreja e o “sentire cum Ecclesia”.

A resposta da Fraternidade Sacerdotal São Pio X em mérito do Preâmbulo Doutrinal, entregue em janeiro de 2012, foi submetida ao exame da Congregação da Doutrina da Fé e sucessivamente ao juízo do Santo Padre. Em determinação diante da decisão do Papa Bento XVI, com uma carta entregue no dia, foicomunicado a Monsenhor Fellay, a consideração da sua resposta. Nesta, se faz presente que a posição, por ele expressa, não é suficiente para superar os problemas doutrinais que estão na base entre o desencontro entre Santa Sé e a Fraternidade.

Ao final do encontro, guiado pela preocupação de evitar uma ruptura eclesial de consequências dolorosas e incalculáveis, foi refeito o convite ao Superior geral da Fraternidade Sacerdotal Pio X de esclarecer sua posição a fim de chegar à recomposição da ruptura existente, desejo expresso pelo Papa Bento XVI.