"Quando falta a liberdade a um povo, ninguém pode evitar que a mensagem religiosa faça pensá-la e desejá-la, porque a liberdade é um dom divino", afirmou o coordenador do Movimento Cristão Liberação (MCL), Oswaldo Payá Sardiñas, ao assinalar que se espera do Papa Bento XVI palavras de esperança, porque as mudanças políticas em Cuba são responsabilidade dos cubanos.

Em diálogo com o grupo ACI, Payá criticou a falta de direitos e o cativeiro que por décadas vive Cuba sob o regime comunista dos irmãos Fidel e Raúl Castro. Entretanto, assinalou que "não se pode condicionar o que o Papa deve dizer" quando chegar à ilha.

"Eu não vou pôr palavras na boca do Papa. O que temos é uma atitude de escuta e eu acredito que as mudanças em Cuba são responsabilidade de nós cubanos e não é justo nem tampouco saudável que se crie a expectativa de que o Papa e seu discurso serão o que produza as mudanças políticas em Cuba. Mas sim esperamos uma mensagem de esperança", expressou.

Oswaldo Payá um dos líderes da dissidência pacífica que busca a transição de Cuba à democracia. Para isso promovem o Projeto Varela que reclama para os cubanos os direitos de liberdade de expressão, de imprensa, a livre associação, eleições livres, entre outros.

Mais informação em

http://www.oswaldopaya.org/es/