Segundo informou esta manhã a agência Ecclesia do episcopado português, a cidade italiana de Palermo vai receber nos dias 29 e 30 de março a próxima sessão do ‘Pátio dos Gentios’, tendo como pano de fundo a influência da Máfia e a pluralidade de culturas. Iniciativa do Vaticano quer promover um diálogo visando construir uma «cultura da legalidade».

A iniciativa do Pontifício Conselho da Cultura (PCC), destinada ao diálogo com os não crentes, vai ser dedicada ao tema ‘Cultura da legalidade e sociedade multirreligiosa’, refere o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC).

“O diálogo entre as religiões e o diálogo inter-religioso e intercultural constituem um recurso crucial” para ampliar “a cultura da legalidade e para contribuir para reforçar o tecido democrático e espiritual” da ilha, refere o texto de lançamento do encontro citado pela notícia de Ecclesia.

Segundo a Santa Sé, este é um compromisso “urgente e nobre”, tendo em conta que “a Máfia, também graças à crise econômica mundial, se tornou a primeira empresa italiana em faturamento”, tendo-se transformado num “inquietante” ator global com “fortes ramificações na Europa, América e Ásia”.

O documento recorda que Palermo, principal cidade da Sicília, é a “a capital da Máfia” mas é também “a cidade-símbolo da luta contra a Máfia”, já que nela foi assinada, em dezembro de 2000, a Convenção das Nações Unidas contra a criminalidade organizada internacional.

Em Palermo e na Sicília, o ‘Pátio dos Gentios’, que em novembro chega a Portugal, coloca no centro dois valores fundamentais: a Justiça, na união entre moralidade e legalidade, e a tradição multirreligiosa e multicultural que distinguiu a ilha mediterrânica.

Para o presidente do CPC, “o encontro entre crentes e não crentes ocorre quando se deixam para trás apologéticas ferozes e dessacralizações devastadoras”.

Finalmente, o cardeal Ravasi pede aos participantes para serem coerentes “com a sua visão do ser e da existência, sem deformações sincretistas ou aproximações propagandísticas”.